quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A CBME

logo
 Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada é uma entidade de administração desportiva sem fins lucrativos
A CBME é o resultado de vários anos de trabalho voluntário de Montanhistas de todo o Brasil num esforço contínuo para institucionalizar e estruturar essa atividade que é a verdadeira matriz das modalidades hoje chamadas de Esportes de Aventura. Nossa atuação se dá em três eixos fundamentais:
  • Evolução técnica do esporte, através da crescente organização da escalada esportiva em todo o País;
  • Boa formação tanto técnica quanto ética dos nossos montanhistas, sejam eles simples praticantes ou proficientes guias;
  • Difusão e prática sempre crescentes de condutas ambientalmente corretas que garantam a preservação de nossas montanhas para as futuras gerações.
Fundada em agosto de 2004, a CBME é membro da UIAA - Union Internationale des Associations d' Alpinisme e a também membro-fundador da IFSC - International Federation of Sport Climbing.
Para saber mais, clique aqui.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Tema de vida? ow apenas sonho?

"Aquele que cresceu nas montanhas pode viver durante anos na cidade, desenvolver um trabalho enriquecedor de sua inteligência, mas o que não pode fazer é permanecer eternamente lá embaixo. Quando vê aparecer o sol entre as nuvens e sente o vento no rosto, sonha como uma criança com novas aventuras nas montanhas. Comigo acontece exatamente isso"  sensações, prazeres..."vidaaaaaaaa"                                                                                              (Vitin Morais).     
                                                                                                                                                                        

domingo, 26 de setembro de 2010

ESCALADA, RAPEL


Proporciona uma sensação de realização, auto-estima e verdadeira comunhão com a natureza, sendo assim o ideal para quem quer relaxar depois de uma atribulada e stressante semana de trabalho.
A escalada em rocha é um desporto que trabalha o corpo e a mente. A vontade de vencer desafios, dominar o medo e ampliar limites são o anti-stress perfeito. pensa nisso...contato com a natureza é um dos melhores remedios para o corpo e alma.                                                                      (Vitin) 
 

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Como tudo começou...

O homem desde seus tempos primordiais buscou nas montanhas e colinas a sua segurança e alimento. Mas logo a curiosidade também o motivou a subir mais.
A escalada moderna começa... Começamos verdadeiramente a falar de escalada ou alpinismo, que vem dos Alpes, depois da conquista do Mont Blanc, em 1786, por Jacques Balmat e pelo Doutor Paccard. Nesta época, diferentemente do que vemos hoje, não havia nenhuma distinção entre estilos de escalada. Isto acontece somente após a disputa entre Paul Preuss (1886-1913, Alemanha) e Hans Dülfer (1892-1915, Alemanha) que se transforma na primeira cisão do esporte. De um lado Preuss preconiza a utilização de pítons somente para a segurança do escalador, enquanto Dülfer, um adepto de técnicas mais modernas que permitam empurrar os limites da escalada. Foi Dülfer que propôs a primeira classificação de montanhas em uma escala de dificuldades que foi posta em prática, após a sua morte, durante a primeira guerra mundial, em 1926. Ele inventou, também, uma técnica de descida que é denominada Dülfersitz.<<<(clic e veja a tecnica usada)
A diferença das correntes de pensamento se explica pela vontade de uns em respeitar a rocha, e engajar mais o corpo do que ferramentas na conquista das alturas, enquanto outros procuram os caminhos mais diretos de conquista do cume com a ajuda de todos os meios disponíveis, e as vezes, abrindo vias nas encostas mais escarpadas. A escalada livre conheceu seu apogeu nos anos 70 graças, entre outros, a Reinhold Messner (nascido em 1944 na Alemanha) que conseguiu ascensões espetaculares a cumes de mais de 8000 m de altitude.
O gosto pelo esforço, a vontade de desafiar a natureza e as leis da física transformaram a escalada não mais em um meio, mas em um fim em si mesmo. Hoje, devido a multiplicação das escolas de escalada, suas filosofias e seus adeptos, ela se pratica de diferentes formas, tais como a escalada livre e a escalada esportiva. Esta última integra uma noção de competição onde não mais vencer a rocha é o objetivo, mas sim, conseguir o melhor tempo entre os competidores em uma via já estabelecida. Hoje a escalada esportiva é praticada tanto indoor quanto outdoor.
A técnica do rappel foi “inventada” em 1879 por Jean Charlet-Stranton e seus companheiros Prosper Payot e Frederic Folliguet durante a conquista do Petit Dru, paredão de rocha que lembra um obelisco, coberto de gelo e neve, perto de Chamonix. Ele descreve os momentos do nascimento do Rappel da seguinte forma, descendo depois da conquista do cume:
“Não era cômodo para os dois primeiros e difícil para o último (...) eu enrolava a minha corda em volta de uma saliência da montanha, e por outro lado, eu a tinha vigorosamente fechada em minha mão, pois se ela viesse a escapar de um lado ela seria retida do outro.
Enfim, o segundo, uma vez descido, era necessário que o último fizesse sozinho a descida perigosa. Assim eu procedia:
Se uma saliência me permitia eu passava a corda dupla em sua volta, eu lançava à meus dois companheiros abaixo as duas pontas que eles deviam ter nas mãos antes que eu começasse a descer. Quando eu era avisado que eles tinham as pontas da corda em mãos eu começava a deslizar suavemente ao longo da rocha segurando firmemente a corda nas duas mãos. Eu era recebido pelos meus dois companheiros que deviam me avisar que eu havia chegado a eles, pois nem sempre era possível ver o que havia debaixo de mim. Descendo de costas eu me ocupava unicamente em segurar solidamente a corda com minhas duas mãos, sem ver onde eu iria abordar.
Quando chegava perto de meus companheiros eu puxava fortemente a corda por uma de suas pontas e assim a trazia de volta para mim (je tirais vivement par ses bouts la corde qui, on se le rappelle...). Em duas ocasiões nós tivemos que renunciar a tentativa de recuperá-la, ela estava presa em fendas nas quais a corda penetrou muito profundamente. Neste dois lugares, pude estimar, deixamos 23 m de corda. (...)”. (tradução livre)Imaginem a descida sendo feita em uma corda de fibra natural, molhada depois do contato com o gelo e raspando pelas rochas e sem freios mecânicos... Assim é feito o desenvolvimento de técnicas, com coragem e experimentação (mesmo sendo um absurdo em termos de conhecimentos atuais) pagando, obviamente, às vezes, com a própria vida.
Muitos, antes de nós, pagaram este preço para chegarmos onde hoje estamos, portanto o mínimo de consideração que podemos ter é aproveitar estes conhecimentos e não repetirmos os mesmos erros. Rappel é, na verdade, a técnica de recuperar a corda para que ela possa ser novamente utilizada no processo de descer de uma escalada.
Bom Rappel (denominação consagrada pelo uso) para todos, seja ele técnica, esporte ou qualquer outra coisa...  Aproveitar a natureza e fazer amigos é o objetivo de qualquer atividade de lazer de forma segura.    :)

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Escalada: segurança acima de tudo!!!

Segurança!

- Nunca, em momento algum, o escalador se solta completamente da parede.
- Nunca o escalador se deverá aventurar sozinho pela montanha.
- Os principiantes deverão ter formação sobre os materiais e técnicas de escalada, fazendo-se acompanhar de monitores experientes nas subidas em pedra natural.
- Verificar sempre o estado do material e nunca utilizar material degradado ou muito antigo (um mosquetão tem a esperança de vida de 4/5 anos de utilização).
- Não deixar a corda correr muito rápido, pois poderá queimar as tuas mãos e perder controlo da descida.
- Utilizar capacete (para o caso de haver rochas soltas que possam resvalar) e luvas.
- Se tiveres cabelo comprido, prende-o. Não são inéditas as situações de cabelo presos no 8.

vaca do Ricardo via dos macacos.....huahauauh

ESCALADA

 

Escalada Clássica

Rocha
Este estilo é o que se manteve mais fiel às suas origens e por isso consiste na escalada de grande vias, geralmente superiores a 100m de altura, que obrigam à técnica de progressão em cordada, através de vários lances de corda e implicam que os pontos de segurança da corda sejam postos pelo primeiro escalador à medida que sobe, devendo o segundo recolhe-los, deixando assim o mínimo de material na rocha.

Escalada Desportiva

Artificial
Este tipo de escalada é o mais indicado para a iniciação, por ser mais seguro. Consiste na superação de vias de dimensão média, que varia geralmente entre os 10 e 30m de altura, que são previamente equipadas com material permanente e grande fiabilidade, para se prender a corda de segurança. Sendo mais segura, este tipo de escalada, para além da iniciação, permite aos praticantes concentrarem-se mais sobre a dificuldade das vias. A escalada desportiva inclui também a escalada em paredes de escalada artificiais, assim como a escalada de competição.

Escalada de Bloco: Boulder

Boulder
Esta variante consiste na superação de pequenas vias, que não ultrapassam geralmente os 5m de altura, sem recurso a corda de segurança. Este tipo de escalada, que se pensa ter surgido essencialmente como método de treino para outras escaladas, adquiriu uma identidade e filosofia própria, encerrando em si um fim. Esta escalada permite ao praticante centrar-se sobretudo na dificuldade conseguindo-se superar itinerários verdadeiramente impressionante, para além da beleza estética dos movimentos dos locais e da componente social e de diversão que geralmente se associa a esta prática.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Um estilo de vida!!!

“O montanhismo (alpinismo) é mais que uma atividade esportiva, é um estilo de vida para aqueles que o praticam com paixão. Para determinadas conquistas o escalador passa semanas lutando contra diversos elementos naturais. Nesses momentos experimenta-se a verdadeira essência humana. Quando o objetivo é alcançado a recompensa é uma incrível sensação de bem estar, impossível de ser descrita por palavras. A necessidade que temos por aventuras leva milhares ao redor do mundo a praticar montanhismo, de pessoas simples a reis. Ao contrário do que muitos pensam, o montanhismo é uma atividade nobre, enriquecedora, e que proporciona o surgimento de grandes amizades e o auto-conhecimento. Graças a necessidade de aventura e curiosidade exploratória, o ser humano evoluiu, e mais que nunca, o homem urbano precisa ter algum tipo de ligação com suas origens naturais, além de desafios, e isso corre em nossas veias, em algumas pessoas com mais intensidade.
 "você entenderá porque o montanhismo é ao mesmo tempo uma atividade primitiva e nobre, e a montanha, um lugar sagrado.”
Elite Vertical  Escalada e Rapel. Ligue para (037)99097410 e agende seu passeio!!!
Leia e Escale! Assim é que se aprende todos os dias. :)                                             (vitin Morais)

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Caverna dos morcegos...boca da caverna

Vista Via Por do Sol- serra da laje, carmópolis de Minas.
Vista de dentro pra fora da Caverna dos Morcegos (Carmópolis de Minas)
Reportagem Tv alterosa



Reportagem TV alterosa...materia Elite Vertical (Rapel )

http://www.youtube.com/watch?v=vQd5pH9y85Y

Elite Vertical carmópolis de Minas

Venha conhecer nossa Equipe e nossa Cidade, composta por varias riquezas, tendo seu cartão postal, a serra da laje localizada logo em frente a cidade cerca de 6 km. com suas varias opções, como cachoeiras, cavernas, e seu paredão com 36o metros de altitude. tendo uma área de cerca de 5 km de extenção, com varias vias de eslada e rapel feitas pela elite vertical ao longo dos seu 10 anos.

Venha conhecer nossas riquezassss!!!