Aos cabeças OCAS!!!
Essa semana resolvemos fazer uma escalada em umas da vias do paredão da serra da laje em carmópolis, Chegamos no local fizemos a escalada em 4 horas da mais pura adrenalina com direito a quedas e arranhões, em fim dia ótimo perfeito, chegando ao cume resolvemos visitar uma via que termina praticamente do lado, a via Por do Sol uma das primeiras feitas pela Elite, e tivemos uma decepção, ao chegar vimos uma via feito mesmo do lado da nossa, com grampos extremamente fracos e incapazes de aguentar um queda de grande impacto.
Dias depois do ocorrido, navegando na Internet descubro o pessoal que fez essa via, denegrindo qual quer ética e respeito pela nossa equipe, em fim vamos trabalhar com segurança a via foi feita com grampos fracos e muito mal batidos, si houver qualquer acidente nosso esporte perde muito valor.
Então fica aqui meu recado e protesto aos camaradas dessa "equipe" venhão pra carmópolis, vamos escalar juntos, vai ser um prazer, mais vamos trabalhar com segurança e respeito pelo esporte e pela VIDA. Abraço a todos que seguem o blog. :)
Elite Vertical Escalada e Rapel, é formada por 5 integrantes da cidade de carmópolis de Minas-MG, com 13 anos de existência, nossa equipe é formada basicamente por montanhistas, nossa opção pelo esporte é definida pela grande presença de cachoeiras, paredões de Rocha, cavernas e trilhas.
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
sábado, 23 de outubro de 2010
Conquista da Via Bella vista (Elite vertical termino da via dia 13/10/2010).
Realizamos nesse sábado dia 23/10/2010 da serra da Laje, a 1ª escalada depois que a via foi terminada, fico muito massa a VIA tendo todos os graus de dificuldade do iniciante ao profissional, oferecendo uma das melhores sensações que um ser humano pode ter "liberdade".
Venha conhecer as inúmeras vias de escalada...contato: (037)99097410
Venha conhecer as inúmeras vias de escalada...contato: (037)99097410
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
terça-feira, 12 de outubro de 2010
Rapel no Véu da noiva...cachoeira virgem.1ª equipe a desbravar o local!!!
Elite Vertical Escalada e Rapel desbrava mais um local na região, localizada proxima a cidade de itaguara, desbravamos o véu da noiva, com 50 metros de queda, >>>>Realmente linda.(clic nas imagens para ampliar).
Cachoeira Véu da Noiva!!!!!!!!! dia 12 de outubro de 2010-Equipe Elite Vertical Escalada e Rapel
Participação: Pexe, Ricardo, Vitin, e Leo.
Cachoeira Véu da Noiva!!!!!!!!! dia 12 de outubro de 2010-Equipe Elite Vertical Escalada e Rapel
Participação: Pexe, Ricardo, Vitin, e Leo.
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Rapel na caverna dia 09/10/2010
Rapel realizado com a presença de 2 novos praticantes do esporte...nossos amigos leozin e João Paulo, na pratica, com exercius de manuseio do equipamento, tendo assim ótimo desempenho na sua 1ª descida em queda livre. Sem duvida mandaram muito bem!!!
![]() |
| João Paulo |
![]() |
| (vitin) |
![]() |
![]() |
Terminamos nossa tarefa fechando o dia com a fomé até gritandoooooo...ai é hora de recarregamos as energias para a volta... :)
domingo, 3 de outubro de 2010
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
A CBME
Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada é uma entidade de administração desportiva sem fins lucrativos
A CBME é o resultado de vários anos de trabalho voluntário de Montanhistas de todo o Brasil num esforço contínuo para institucionalizar e estruturar essa atividade que é a verdadeira matriz das modalidades hoje chamadas de Esportes de Aventura. Nossa atuação se dá em três eixos fundamentais:
- Evolução técnica do esporte, através da crescente organização da escalada esportiva em todo o País;
- Boa formação tanto técnica quanto ética dos nossos montanhistas, sejam eles simples praticantes ou proficientes guias;
- Difusão e prática sempre crescentes de condutas ambientalmente corretas que garantam a preservação de nossas montanhas para as futuras gerações.
Para saber mais, clique aqui.
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Tema de vida? ow apenas sonho?
"Aquele que cresceu nas montanhas pode viver durante anos na cidade, desenvolver um trabalho enriquecedor de sua inteligência, mas o que não pode fazer é permanecer eternamente lá embaixo. Quando vê aparecer o sol entre as nuvens e sente o vento no rosto, sonha como uma criança com novas aventuras nas montanhas. Comigo acontece exatamente isso" sensações, prazeres..."vidaaaaaaaa" (Vitin Morais).
domingo, 26 de setembro de 2010
ESCALADA, RAPEL
Proporciona uma sensação de realização, auto-estima e verdadeira comunhão com a natureza, sendo assim o ideal para quem quer relaxar depois de uma atribulada e stressante semana de trabalho.
Proporciona uma sensação de realização, auto-estima e verdadeira comunhão com a natureza, sendo assim o ideal para quem quer relaxar depois de uma atribulada e stressante semana de trabalho.
A escalada em rocha é um desporto que trabalha o corpo e a mente. A vontade de vencer desafios, dominar o medo e ampliar limites são o anti-stress perfeito. pensa nisso...contato com a natureza é um dos melhores remedios para o corpo e alma. (Vitin)
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Como tudo começou...
O homem desde seus tempos primordiais buscou nas montanhas e colinas a sua segurança e alimento. Mas logo a curiosidade também o motivou a subir mais.
A escalada moderna começa... Começamos verdadeiramente a falar de escalada ou alpinismo, que vem dos Alpes, depois da conquista do Mont Blanc, em 1786, por Jacques Balmat e pelo Doutor Paccard. Nesta época, diferentemente do que vemos hoje, não havia nenhuma distinção entre estilos de escalada. Isto acontece somente após a disputa entre Paul Preuss (1886-1913, Alemanha) e Hans Dülfer (1892-1915, Alemanha) que se transforma na primeira cisão do esporte. De um lado Preuss preconiza a utilização de pítons somente para a segurança do escalador, enquanto Dülfer, um adepto de técnicas mais modernas que permitam empurrar os limites da escalada. Foi Dülfer que propôs a primeira classificação de montanhas em uma escala de dificuldades que foi posta em prática, após a sua morte, durante a primeira guerra mundial, em 1926. Ele inventou, também, uma técnica de descida que é denominada Dülfersitz.<<<(clic e veja a tecnica usada)
A diferença das correntes de pensamento se explica pela vontade de uns em respeitar a rocha, e engajar mais o corpo do que ferramentas na conquista das alturas, enquanto outros procuram os caminhos mais diretos de conquista do cume com a ajuda de todos os meios disponíveis, e as vezes, abrindo vias nas encostas mais escarpadas. A escalada livre conheceu seu apogeu nos anos 70 graças, entre outros, a Reinhold Messner (nascido em 1944 na Alemanha) que conseguiu ascensões espetaculares a cumes de mais de 8000 m de altitude.
O gosto pelo esforço, a vontade de desafiar a natureza e as leis da física transformaram a escalada não mais em um meio, mas em um fim em si mesmo. Hoje, devido a multiplicação das escolas de escalada, suas filosofias e seus adeptos, ela se pratica de diferentes formas, tais como a escalada livre e a escalada esportiva. Esta última integra uma noção de competição onde não mais vencer a rocha é o objetivo, mas sim, conseguir o melhor tempo entre os competidores em uma via já estabelecida. Hoje a escalada esportiva é praticada tanto indoor quanto outdoor.
A técnica do rappel foi “inventada” em 1879 por Jean Charlet-Stranton e seus companheiros Prosper Payot e Frederic Folliguet durante a conquista do Petit Dru, paredão de rocha que lembra um obelisco, coberto de gelo e neve, perto de Chamonix. Ele descreve os momentos do nascimento do Rappel da seguinte forma, descendo depois da conquista do cume:
“Não era cômodo para os dois primeiros e difícil para o último (...) eu enrolava a minha corda em volta de uma saliência da montanha, e por outro lado, eu a tinha vigorosamente fechada em minha mão, pois se ela viesse a escapar de um lado ela seria retida do outro.
Enfim, o segundo, uma vez descido, era necessário que o último fizesse sozinho a descida perigosa. Assim eu procedia:
Se uma saliência me permitia eu passava a corda dupla em sua volta, eu lançava à meus dois companheiros abaixo as duas pontas que eles deviam ter nas mãos antes que eu começasse a descer. Quando eu era avisado que eles tinham as pontas da corda em mãos eu começava a deslizar suavemente ao longo da rocha segurando firmemente a corda nas duas mãos. Eu era recebido pelos meus dois companheiros que deviam me avisar que eu havia chegado a eles, pois nem sempre era possível ver o que havia debaixo de mim. Descendo de costas eu me ocupava unicamente em segurar solidamente a corda com minhas duas mãos, sem ver onde eu iria abordar.
Quando chegava perto de meus companheiros eu puxava fortemente a corda por uma de suas pontas e assim a trazia de volta para mim (je tirais vivement par ses bouts la corde qui, on se le rappelle...). Em duas ocasiões nós tivemos que renunciar a tentativa de recuperá-la, ela estava presa em fendas nas quais a corda penetrou muito profundamente. Neste dois lugares, pude estimar, deixamos 23 m de corda. (...)”. (tradução livre)Imaginem a descida sendo feita em uma corda de fibra natural, molhada depois do contato com o gelo e raspando pelas rochas e sem freios mecânicos... Assim é feito o desenvolvimento de técnicas, com coragem e experimentação (mesmo sendo um absurdo em termos de conhecimentos atuais) pagando, obviamente, às vezes, com a própria vida.
Muitos, antes de nós, pagaram este preço para chegarmos onde hoje estamos, portanto o mínimo de consideração que podemos ter é aproveitar estes conhecimentos e não repetirmos os mesmos erros. Rappel é, na verdade, a técnica de recuperar a corda para que ela possa ser novamente utilizada no processo de descer de uma escalada.
Bom Rappel (denominação consagrada pelo uso) para todos, seja ele técnica, esporte ou qualquer outra coisa... Aproveitar a natureza e fazer amigos é o objetivo de qualquer atividade de lazer de forma segura. :)
Assinar:
Postagens (Atom)
























