quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Escalada: segurança acima de tudo!!!

Segurança!

- Nunca, em momento algum, o escalador se solta completamente da parede.
- Nunca o escalador se deverá aventurar sozinho pela montanha.
- Os principiantes deverão ter formação sobre os materiais e técnicas de escalada, fazendo-se acompanhar de monitores experientes nas subidas em pedra natural.
- Verificar sempre o estado do material e nunca utilizar material degradado ou muito antigo (um mosquetão tem a esperança de vida de 4/5 anos de utilização).
- Não deixar a corda correr muito rápido, pois poderá queimar as tuas mãos e perder controlo da descida.
- Utilizar capacete (para o caso de haver rochas soltas que possam resvalar) e luvas.
- Se tiveres cabelo comprido, prende-o. Não são inéditas as situações de cabelo presos no 8.

vaca do Ricardo via dos macacos.....huahauauh

ESCALADA

 

Escalada Clássica

Rocha
Este estilo é o que se manteve mais fiel às suas origens e por isso consiste na escalada de grande vias, geralmente superiores a 100m de altura, que obrigam à técnica de progressão em cordada, através de vários lances de corda e implicam que os pontos de segurança da corda sejam postos pelo primeiro escalador à medida que sobe, devendo o segundo recolhe-los, deixando assim o mínimo de material na rocha.

Escalada Desportiva

Artificial
Este tipo de escalada é o mais indicado para a iniciação, por ser mais seguro. Consiste na superação de vias de dimensão média, que varia geralmente entre os 10 e 30m de altura, que são previamente equipadas com material permanente e grande fiabilidade, para se prender a corda de segurança. Sendo mais segura, este tipo de escalada, para além da iniciação, permite aos praticantes concentrarem-se mais sobre a dificuldade das vias. A escalada desportiva inclui também a escalada em paredes de escalada artificiais, assim como a escalada de competição.

Escalada de Bloco: Boulder

Boulder
Esta variante consiste na superação de pequenas vias, que não ultrapassam geralmente os 5m de altura, sem recurso a corda de segurança. Este tipo de escalada, que se pensa ter surgido essencialmente como método de treino para outras escaladas, adquiriu uma identidade e filosofia própria, encerrando em si um fim. Esta escalada permite ao praticante centrar-se sobretudo na dificuldade conseguindo-se superar itinerários verdadeiramente impressionante, para além da beleza estética dos movimentos dos locais e da componente social e de diversão que geralmente se associa a esta prática.