quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Como tudo começou...

O homem desde seus tempos primordiais buscou nas montanhas e colinas a sua segurança e alimento. Mas logo a curiosidade também o motivou a subir mais.
A escalada moderna começa... Começamos verdadeiramente a falar de escalada ou alpinismo, que vem dos Alpes, depois da conquista do Mont Blanc, em 1786, por Jacques Balmat e pelo Doutor Paccard. Nesta época, diferentemente do que vemos hoje, não havia nenhuma distinção entre estilos de escalada. Isto acontece somente após a disputa entre Paul Preuss (1886-1913, Alemanha) e Hans Dülfer (1892-1915, Alemanha) que se transforma na primeira cisão do esporte. De um lado Preuss preconiza a utilização de pítons somente para a segurança do escalador, enquanto Dülfer, um adepto de técnicas mais modernas que permitam empurrar os limites da escalada. Foi Dülfer que propôs a primeira classificação de montanhas em uma escala de dificuldades que foi posta em prática, após a sua morte, durante a primeira guerra mundial, em 1926. Ele inventou, também, uma técnica de descida que é denominada Dülfersitz.<<<(clic e veja a tecnica usada)
A diferença das correntes de pensamento se explica pela vontade de uns em respeitar a rocha, e engajar mais o corpo do que ferramentas na conquista das alturas, enquanto outros procuram os caminhos mais diretos de conquista do cume com a ajuda de todos os meios disponíveis, e as vezes, abrindo vias nas encostas mais escarpadas. A escalada livre conheceu seu apogeu nos anos 70 graças, entre outros, a Reinhold Messner (nascido em 1944 na Alemanha) que conseguiu ascensões espetaculares a cumes de mais de 8000 m de altitude.
O gosto pelo esforço, a vontade de desafiar a natureza e as leis da física transformaram a escalada não mais em um meio, mas em um fim em si mesmo. Hoje, devido a multiplicação das escolas de escalada, suas filosofias e seus adeptos, ela se pratica de diferentes formas, tais como a escalada livre e a escalada esportiva. Esta última integra uma noção de competição onde não mais vencer a rocha é o objetivo, mas sim, conseguir o melhor tempo entre os competidores em uma via já estabelecida. Hoje a escalada esportiva é praticada tanto indoor quanto outdoor.
A técnica do rappel foi “inventada” em 1879 por Jean Charlet-Stranton e seus companheiros Prosper Payot e Frederic Folliguet durante a conquista do Petit Dru, paredão de rocha que lembra um obelisco, coberto de gelo e neve, perto de Chamonix. Ele descreve os momentos do nascimento do Rappel da seguinte forma, descendo depois da conquista do cume:
“Não era cômodo para os dois primeiros e difícil para o último (...) eu enrolava a minha corda em volta de uma saliência da montanha, e por outro lado, eu a tinha vigorosamente fechada em minha mão, pois se ela viesse a escapar de um lado ela seria retida do outro.
Enfim, o segundo, uma vez descido, era necessário que o último fizesse sozinho a descida perigosa. Assim eu procedia:
Se uma saliência me permitia eu passava a corda dupla em sua volta, eu lançava à meus dois companheiros abaixo as duas pontas que eles deviam ter nas mãos antes que eu começasse a descer. Quando eu era avisado que eles tinham as pontas da corda em mãos eu começava a deslizar suavemente ao longo da rocha segurando firmemente a corda nas duas mãos. Eu era recebido pelos meus dois companheiros que deviam me avisar que eu havia chegado a eles, pois nem sempre era possível ver o que havia debaixo de mim. Descendo de costas eu me ocupava unicamente em segurar solidamente a corda com minhas duas mãos, sem ver onde eu iria abordar.
Quando chegava perto de meus companheiros eu puxava fortemente a corda por uma de suas pontas e assim a trazia de volta para mim (je tirais vivement par ses bouts la corde qui, on se le rappelle...). Em duas ocasiões nós tivemos que renunciar a tentativa de recuperá-la, ela estava presa em fendas nas quais a corda penetrou muito profundamente. Neste dois lugares, pude estimar, deixamos 23 m de corda. (...)”. (tradução livre)Imaginem a descida sendo feita em uma corda de fibra natural, molhada depois do contato com o gelo e raspando pelas rochas e sem freios mecânicos... Assim é feito o desenvolvimento de técnicas, com coragem e experimentação (mesmo sendo um absurdo em termos de conhecimentos atuais) pagando, obviamente, às vezes, com a própria vida.
Muitos, antes de nós, pagaram este preço para chegarmos onde hoje estamos, portanto o mínimo de consideração que podemos ter é aproveitar estes conhecimentos e não repetirmos os mesmos erros. Rappel é, na verdade, a técnica de recuperar a corda para que ela possa ser novamente utilizada no processo de descer de uma escalada.
Bom Rappel (denominação consagrada pelo uso) para todos, seja ele técnica, esporte ou qualquer outra coisa...  Aproveitar a natureza e fazer amigos é o objetivo de qualquer atividade de lazer de forma segura.    :)